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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66511
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Título: | Agricultura e política de educação do campo: contribuições das escolas família agrícola para a redução do trabalho infantil |
Autor(es): | LIMA, Maiara Kelle de |
Palavras-chave: | Agricultura; Agricultura familiar; Escolas Família Agrícola; Política Nacional de Educação do Campo; Trabalho infantil. |
Data do documento: | 20-Ago-2025 |
Citação: | LIMA, Maiara Kelle. Agricultura e política de educação do campo: contribuições das escolas família agrícola para a redução do trabalho infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso trata sobre o trabalho infantil no campo e à Política Nacional de Educação do Campo (PNEC), com ênfase na compreensão do papel das Escola Família Agrícola (EFA), como estratégia de prevenção no contexto rural. Quanto à metodologia, o estudo se deu a partir da abordagem descritiva, de natureza qualitativa com base no levantamento bibliográfico e documental de artigos, dissertações, documentos, relatórios e dados de fontes governamentais e não governamentais. Os resultados evidenciam que o trabalho infantil no campo se manifesta de forma distinta em relação ao trabalho infantil urbano. Nas cidades e no campo predominam a lógica de exploração vinculada ao lucro, mas no campo também pode estar relacionado a determinantes culturais e sociais, as vezes naturalizado como ajuda, colaboração familiar e ensino de tradições. Neste sentido, as EFA, articuladas à PNEC, podem contribuir como instrumento para redução do trabalho infantil, uma vez que alinhadas à pedagogia da alternância, oferecem educação contextualizada, valorizando os saberes do campo e promovendo a permanência dos jovens em seus territórios de origem. Ao aliarem teoria e prática, respeitando as dinâmicas das famílias agricultoras, as EFA contribuem para a melhoria das práticas produtivas e para o fortalecimento da identidade rural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66511 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
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